Quais os principais desafios da radiodifusão na era digital?
Escrito em: 23 de outubro de 2018 por Bruno
Faria
A era digital está diretamente associada à otimização dos
fluxos de informação ao redor do mundo. Nos últimos anos, ela tem modificado
sistemas, pensamentos, ferramentas, comportamentos e formas de consumo. Diante
desse cenário mutável, a radiodifusão precisou se adaptar e passar por
importantes transformações.
Quer saber mais sobre o assunto? Pensando em ajudar você a
entender melhor esse processo, listamos alguns dos principais desafios da
radiodifusão na era digital. Continue a leitura e confira!
Atualização da legislação
No Brasil, existem algumas leis que foram criadas
especificamente para regulamentar a radiodifusão. Elas são importantes para
definir o tipo de conteúdo que pode ser veiculado, o processo de concessão
pública de espaços de comunicação, entre outras coisas.
Em março de 2017 foi
sancionado um novo marco regulatório com o objetivo de desburocratizar
e, assim, simplificar os processos de renovação
e transferência de outorgas das emissoras de rádio e TV.
Os gestores precisam estar sempre atentos a essas mudanças na
legislação para evitar problemas judiciais e adotar sempre as melhores práticas
para o bom funcionamento dos meios de comunicação.
Concorrência com as novas tecnologias
A transformação digital vivida pelo mercado de comunicação e
consumo de conteúdo nos últimos anos gerou um importante desafio para a
radiodifusão: o surgimento de novas tecnologias como potentes concorrentes.
Empresas privadas e transnacionais de telecomunicação como
as redes sociais, aplicativos e os smartphones, têm ocupado um lugar de destaque
na vida dos consumidores e o setor de radiodifusão precisa trabalhar
estrategicamente para manter a sua audiência e posicionamento no mercado.
Itens de infraestrutura
Para se adaptar a esse novo cenário tecnológico, as
emissoras de rádio e TV precisam investir em itens de infraestrutura, como
capacitação profissional dos funcionários, equipamentos
adequados e ferramentas que auxiliem no processo de modernização.
A nova ordem é investir no digital. Por isso, os meios de
comunicação precisam se equipar com todo o material necessário para realizar a
digitalização dos conteúdos. Além disso, a internet se tornou uma ferramenta
cada vez mais necessária para o crescimento das empresas nesse novo cenário
mercadológico.
Comportamento das novas gerações
Pesquisas de consumo midiático mostram que os hábitos das
novas gerações estão mudando. Se antes o rádio era um dos principais meios de
comunicação do brasileiro, esse hábito está diminuindo entre os mais jovens. A
digitalização dos canais de mídia, além de recursos como a internet, jogos
eletrônicos e smartphones são os principais responsáveis por essa
transformação.
Para conquistar esse público para a radiodifusão, mantendo
esses canais populares e relevantes, é preciso investir em estratégias de
convergência, interatividade e mobilidade dos dispositivos de comunicação, indo
muito além das emissoras de rádio tradicionais.
Como você pode perceber, as transformações digitais vividas
nos últimos anos trouxeram vários desafios para a radiodifusão no Brasil. E
para manter as empresas em funcionamento e crescimento, os gestores precisam se
adaptar o quanto antes às novas exigências do mercado.
https://teletronix.com.br/blog/quais-os-principais-desafios-da-radiodifusao-na-era-digital/
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